sábado, 29 de janeiro de 2011

Alfred Hitchcock




Olá pessoal, desculpe o atraso nas postagens, mas tive um motivo forte para isso. Fui convocado pela faculdade que me formei ano passado para dar algumas aulas de reforço para os discentes que entram esse ano, então, o planejamento e o acompanhamento do projeto tem sido bem corridos, não deixando muito tempo para todo o resto.
Contudo, fiquei muito feliz ao abrir o blog hoje e ver um comentário perguntando se eu tinha algo acerca de Hitchcock, e, como grande fã de suspense/terror, tenho muita coisa sobre ele. Então quero muito agradecer a Leidiane que deu essa dica, e pontificar minha felicidade pelo primeiro comentário em meu blog, bom, vamos falar um pouco sobre o mestre do suspense Alfred Hitchcock.
Alfred Hitchcock nasceu em Leytonstone, em Essex (atual Londres). Filho de Emma e William Hitchcock,o seu pai vendia frutas e verduras, e ele tinha mais dois irmãos. Recebeu uma rígida educação católica na escola londrina St. Ignatius College, cuja estrutura escolar era baseada nos ensinamentos do jesuíta Inácio de Loyola. Blá, blá, blá tudo do Wiki que todo mundo pode ter acesso.
O que gostaria de levantar aqui é a geniosidade desse mestre, o quão grande foi sua influència, e a colossal injustiça praticada contra ele por nunca ter ganho um oscar (injustiça essa evidenciada até mesmo pela academia cinematografica).
É praticamente impossível apontarmos uma unica obra de Hitchcock como sua melhor, sem citarmos gostos pessoais (Para mim Intriga Internacional é simplesmente uma das maiores obras do cinema de toda a história), "Os Passaros", "Psicose", "Janela Indiscreta", "Frenesi", Intriga em Família", "Um corpo que cai", "Topázio", são todas obras indiziveis, não há comentário que faça jus a essas preciosidades, e o que dizer de "Festim Diabolico" todo o filme foi filmado numa unica cena (Ao menos era para ser assim, contudo, na época, não existiam fitas para filmes tão longas, tendo isso em mente, o mestre fez um jogo de cameras onde James Stewart fica de costas, parado, e o camera troca o rolo, tornando praticamente invizível essa troca) e traz todo o suspense para a mente do espectador.
Não poderiamos deixar de citar, nessa breve introdução, as apariçoes de Alfred em seus filmes. É incrível, mas ele aparece em quase todos eles, principalmente no início, uma tática cinematografica chamada Cameo, onde, na maioria das vezes, os diretores introduzem outros personagens famosos nas obras, no caso de Hitchcock, ele mesmo aparece, deixando evidente sua paixao por sua arte.
Há alguns meses foi lançada uma coleção, aqui no Brasil, dos filmes de Hitchcock numa Box muito bonita, abaixo vou postar lugares onde você poderá encontrar para comprar (à qual, infelizmente, não tive a oportunidade, financeira, para comprar) e se sentir mais proximo do que a gênese do cinema de suspense pode lhe oferecer.
É isso pessoal, valeu pela atenção e até o proximo post.

P.S. - Uma pequena enquete aqui, vocês preferem que o prox post seja sobre Stephen King ou H.P. Lovecraft?

A Saraiva está vendendo por um preço que, apesar de salgado, vale muito a pena.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3044433/alfred-hitchcock-collection-box-com-18-dvds-exclusividade-saraiva-dvd4/?ID=BD25400F7DA06040E0F1F1130

1 comentários:

Unknown on 2 de fevereiro de 2011 às 14:44 disse...

Adoro o terror/ suspense do Hitchcock, é um estilo que "gruda" seus olhos e pensamentos em tds as cenas, que faz a gente pensar em um final e se surpreender com outro!Ou naqueles finais, onde a sua imaginação é tomada, como ex, o final dos pássaros!, Hitchcock, é hitchcok!
Bjo

Postar um comentário

 

About

Site Info

Terror LTDA Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips